quinta-feira, 26 de maio de 2011

do espanhol

Meu tio é Espanhol, se mudou pra cá ainda criança, mas mantém o portunhol sotaque e toda aquela mistureba de línguas parecidas. E dentre todas as confusões entre esses dois idiomas, a maior delas certamente é entre o V e o B. Porque o espanhol pronuncia o vê como bê. Então abelha vira avelha. E velha vira belha, o que já gerou muita confusão.
Uma vez ele foi na padaria, apoiou o cotovelo no balcão e levou uma picada de abelha. Ficou se lamentando e um amigo que foi encontrá-lo perguntou o que aconteceu. O diálogo foi mais ou menos assim (coloquei acentos para fins de efeitos sonoros e substituí as letras pra ilustrar melhor o nonsense desse diálogo):

- Ai! Puta que o parió!
- Que foi Diego!
- Una avêlha me mordiô!
- Uma velha????
- É, una avêlha me mordiô!
- Onde?
- No cotobelo!
- Uma velha te mordeu no cotovelo???
- Non! Non una belha, una avêlha! La avêlha que boa! (e faz sinal de asinhas batendo)
- A velha era boa!?!

Não entendeu nada? Nem o colega dele, aposto. hahaha

sexta-feira, 13 de maio de 2011

vida nova!

Tava aqui pensando que nem falei sobre o fim do desafio Band News, e nem agradeci, que vergonha. Mas vamos lá.

Como vocês já sabem (ou deveriam saber) fui selecionada para participar do desafio Band News em forma. Foram 3 meses de acompanhamento nutricional, reeducação alimentar e atividade física. E olha, sem sacanagem, que delícia que foi gente.

Essa que vos fala está oito quase dez quilos mais magra, com menos 15 cm de barriga, muitas calças largas e novos hábitos. Depois de pouco mais de 1 mês do término do desafio vou caminhando quase todo dia pra loja e consegui manter a linha na alimentação dizendo adeus aos maus carboidratos, gorduras e açúcar. Só digo um alô pra eles na TPM e no final de semana que né, ninguém é de ferro.

E não parou por aí. Ganhei novos e queridos amigos - Rosane, Daniel, Edu, Amanda e uma cunhada Maiara - e conheci um montão de gente da qual já era fanzoca: Megale, Renata, Wessel, Marcelo Duarte, Cássia, entre outros.



Muito, muito, muito obrigada ao pessoal da band por tudo isso.

Depois de um 2010 preguiçoso,  a vida me presenteou com um 2011 que tem sido fantástico, que pode ficar melhor ainda.

domingo, 8 de maio de 2011

Mamãe

Quando eu era pequena, minha mãe tinha um cheiro gostoso de sabão em pó e amaciante. Meu rosto batia exatamente na sua barriga que ficava úmida de lavar roupa. Enquanto ela estendia as roupas no varal (os prendedores ficavam presos na barra da camiseta, achava o máximo) eu ficava brincando entre os lençóis. Eu ia com ela na feira pra ganhar pastel e caldo de cana. E uma vez voltamos com duas codornas, vivas, claro, que devem ter vivido por uns dois dias? haha Lembro do mingau de chocolate. Das festinhas de aniversário com bolo em formato de coelho. De quando ela fazia os geladinhos mais gostosos do prédio. Dela gritando nosso nome pela janela quando era hora da janta. Do som da máquina de costura e de como ela ficava brava quando eu sumia com seu centímetro. Lembro dela rindo. Lembro dela chorando.

Hoje minha mãe tem cheirinho de perfume. Meu queixo bate no alto da sua testa e seu cabelo é cheiroso. Eu ainda adoro ir na feira, mas não como mais pastel (pelo menos antes do meio dia) e caldo de cana então, nem pensar. Codorna na feira hoje em dia, só depenada e pronta pra cozinhar. Meu mingau de chocolate não fica tão bom como o dela. Fazer bolo em formato de qualquer coisa virou minha profissão. Já comprei saquinhos de geladinho mas nunca usei. Eu que a chamo pra almoçar aos domingos (alguns). Hoje ela só chora de emoção e ri muito mais.

Coisas que vou me lembrar até ficar velhinha.

Te amo velenha.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sobre telefones

Uma das minhas manias ao telefone já foi percebida acho que por todas as pessoas que alguma vez já falaram comigo no telefone.

A despedida comum ao telefone funciona em 6 passos:

1 - ...então tá.
2 - Então tá bom.
3 - Um beijo!
4 - Beijo!
5 - Tchau.
6 - Tchau.

Eu simplesmente junto os passos 4 e 5, mando um beijotchau e desligo. Às vezes (mentira, quase sempre) escuto a pessoa do outro lado da linha tentando perguntar uma coisinha a mais mas daí já foi. A verdade é que já falo o beijotchau com o telefone fora da orelha, confesso. Se alguma vez você já se sentiu ofendido com isso, supere desculpe, mas não é de propósito =)

Outra mania que percebi hoje - quando eu ligo pra algum número errado e alguém atende:

- Por favor a fulana.
- Não tem ninguém com esse nome.
- Desculpa então.

Desculpa então. Desculpaentão. Desculpintão. E morro de vergonha da pessoa do outro lado da linha.