sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Receitas de família

Eu sempre tive uma invejinha daquelas pessoas que herdam cadernos de receitas da vovó sabe? Com aquelas comidinhas e segredos que só ela sabia.
Até eu perceber que na minha família também rolam muitas receitas que minha vó fazia; elas apenas não estão escritas porque era tudo "de olho" e assim minhas tias e minha mãe aprenderam. Por trás de cada receita tem uma história, e é isso que eu acho mais especial. Relembrar essa história, lembrar de quem a fez pela primeira vez com tanto carinho.
Eu tenho muita saudade da minha vó, que morreu quando eu estava com uns 13, 14 anos. Uma velinha (gente eu sei que se escreve com lh; o erro é proposital) miudinha que tinha um vozeirão. Que morria de rir com o Chaves e tinha mania de falar com a televisão; que vivia fazendo seu crochezinho e ficava brava quando eu pegava sua mini tesoura de costura. Porra, que saudade.
Bom, a maioria das receitas eram improvisadas, com intuito de substituir alguma comidinha nova que as filhas e netos viam na rua ou casa dos amigos e ficavam com vontade, mas que eram muito caras. São os clássicos da gastronomia das Rodrigues.
A primeira que eu vou postar aqui é a receita do sorvete de côco. Que obviamente surgiu pra deixar a molecada, que não tinha dinheiro pro picolé, feliz da vida. É duro feito pau e não dá pra comer de colher, só dá pra ir chupando os quadradinhos conforme eles derretem. Fica toda a família reunida feliz e contente fazendo um barulheira de chupa chupa. Mas assim que é bom =)

Sorvete de côco da vovó

1 litro de leite
1 lata de leite condensado (ou açúcar pq às vezes não rolava leite condensado)
1 pacote de côco fresco ralado

Misturar  tudo na panela até ferver, mexendo sempre pra não subir. Esperar esfriar e colocar numa assadeira; levar ao freezer. Essa receita rende bastante, uma assadeira de uns 40 por 20cm.

Fica muito muito duro, tem q esperar derreter um pouco pra poder cortar. Mas é uma delícia, tem sabor de infância, tem o carinho da vovó.

2 comentários:

Michele Pazo disse...

Fenomenal! Realmente vó é o que há! Tb sinto muita saudade da minha, que fazia a melhor de todas as panquecas da galáxia... Amei a sensibilidade da postagem e a veracidade dos fatos em dizer que fica muito duro hahahahaa, mas vô te contá que esse picolé deve ser tudo de bom... ainda mais com carinho de vó! =D

Lú Hames disse...

Ótimo post como sempre...sinto saudades do nhoque que minha vó fazia...sem falar do bolinho de chuva com doce de leite, maria-mole,sorvete de chocolate,macarrão caseiro,bisteca a milanesa....hummm.....beijos